3 May 2016

5 Dicas para Ganhar um Ótimo Salário no Mercado de Tecnologia da Informação

Seu salário em TI não tá legal? Leia esse artigo no blog da Playcode e descubra 5 dicas para se destacar e ganhar um ótimo salário em TI.

salário em ti

Uma vez eu postei em um grupo de tecnologia, uma daquelas reportagens da globo, que falam que está sobrando vagas para quem sabe programar.

Para minha surpresa, houve vários comentários negativos (mimimi’s) do tipo:

“Ah, as empresas exigem um monte de coisa, mas pagam uma miséria.”

“Estou na faculdade, mas mesmo assim estou desempregado.”

Chapolin Programador

Considero esses comentários mimimi’s porque eles isentam o profissional e colocam toda a culpa em fatores externos.

Ora, se você está ganhando um salário ruim, a única pessoa que pode mudar essa situação é você! Portanto, se você ganha um péssimo salário ou um ótimo salário, a responsabilidade é toda sua.

Assumir a responsabilidade pela sua atual realidade, é o primeiro passo para conseguir mudá-la.

Se você está empregado, mas não muito satisfeito com seu salário, preparei 5 dicas pra você virar o jogo e se tornar um programador diferenciado e muito bem pago. O céu é o limite!

Menos Horas-extras

A primeira dica é, faça menos horas-extras.

Em algumas empresas de tecnologia, fazer hora-extra é praticamente regra.

Geralmente isso acontece porque o gerente não conhece bem a produtividade da sua equipe ou não sabe negociar os prazos absurdos exigidos por certos clientes.

Hora-extra Programador

Programadores em início de carreira acreditam que serão demitidos se não aceitarem fazer horas-extras quando a empresa pede.

É aquela velha história, o combinado não sai caro.

Se no dia da entrevista, antes da contratação, você falou que tem disponibilidade para sempre fazer hora-extra, claro que a empresa vai usar isso para não deixar você ter vida fora do escritório.

O que você não sabe, é que antes de ser contratado, você pode deixar claro que não tem disponibilidade para fazer horas-extras.

Simples assim.

Não deixar que hora-extra vire rotina, evita que você caia naquele perigoso círculo vicioso, de precisar se qualificar para ter aumento de salário, mas não ter tempo para se qualificar, pois está trabalhando todos os dias até tarde.

Isso pode ser fatal para a ascensão da sua carreira de programador.

Aprimoramento contínuo é algo que obrigatoriamente deve fazer parte da sua carreira, caso queira ter sucesso e ganhar um ótimo salário.

A Carreira é Sua

A segunda dica é: Não deixe sua qualificação nas mãos de terceiros.

Acredite, ainda existem programadores que acham um absurdo comprarem livros ou cursos por conta própria, por acharem que isso é obrigação da empresa onde trabalham ou faculdade onde estudam.

Não faça isso!

Nem sempre os treinamentos oferecidos pelas empresas, são úteis para sua carreira.

Pode ser útil para você executar determinadas atividades dentro daquela empresa, porém, esse conhecimento pode não ser útil em outro lugar.

O mesmo acontece com faculdades. Quase sempre, as tecnologias que você aprende lá, não são muito usadas no mercado.

Você precisa sim estudar fora da faculdade.

Os melhores funcionários que eu já tive, complementaram os conhecimentos da faculdade, com cursos online sobre tecnologias usadas no mercado.

Marketing Pessoal

A terceira dica é: Faça sempre seu marketing pessoal.

Não basta ser um ótimo programador. As empresas precisam saber que você é um ótimo programador.

Ah, mas não gosto de sair por aí falando que sou um ótimo programador.

Não é você que deve dizer isso. É o que as empresas devem pensar, depois que conhecerem o trabalho executado por você.

Uma ótima forma de divulgar o seu trabalho, e que é muito usada pelos grandes programadores, é ter um blog.

Você pode escrever nele sobre os últimos projetos que desenvolveu e sobre as tecnologias que usou.

Outra ótima opção, é colaborar em projetos Open Source no Github. Conheço várias empresas do Brasil e exterior, que contratam, sem pedir currículo nem nada. Apenas vasculham o Github do programador.

Para um profissional de tecnologia da informação, o marketing pessoal é sem dúvida um dos fatores que mais influencia na hora da contratação e negociação de um bom salário em um novo emprego. A maioria dos profissionais de TI são MUITO ruins nessa parte.

Se você procurar se qualificar em marketing pessoal, você vai estar anos luz na frente dos seus concorrentes em um processo de seleção e terá um poder de negociação muito maior, conseguindo rapidamente chegar no seu salário dos sonhos.

Domine o Inglês

Quarta dica: Aprenda inglês.

Acho que é chover no molhado falar sobre a importância do inglês na carreira dos programadores.

Eu particularmente acho que é até mais importante que uma faculdade.

O que eu acrescentaria é: não se limite apenas à leitura do inglês técnico. Isso é o mínimo que todo programador deve ter, não é diferencial nenhum.

Corra atrás de ser fluente no inglês, para ter condições de assistir palestras, escrever dúvidas em fóruns e conversar com estrangeiros.

Hoje em dia você não precisa mais frequentar 7 anos em uma escola tradicional de inglês. Existem métodos mais rápidos que podem te dar a fluência no inglês em poucos meses!

Se Especialize

Tecnologia da Informação é uma área de conhecimento muito ampla. Sua carreira só decola depois que você encontra um assunto que gosta e foca 100% nele, tornando-se assim um especialista, um profissional diferenciado.

Como decolar carreira de Tecnologia da Informação

Não ache que é fácil se tornar um especialista. Vai depender muito do seu empenho, disciplina e escolha correta dos mentores.

Enfrentando os desafios, os ganhos são certos. Chegará um momento que você vai virar referência de mercado. É nesse ponto que você poderá escolher onde trabalhar e quanto ganhar.

Finalizando

Espero que essas dicas ajudem a levar sua carreira em tecnologia da informação para o próximo nível. Durante esses quase 14 anos no mercado, vi diversos profissionais seguindo esses passos e se dando muito bem.

Não esqueça de deixar o seu comentário logo abaixo falando o que achou dessas dicas, e fique a vontade para acrescentar novas dicas também.

Para finalizar gostaria de deixar uma citação para motivar a sua virada de carreira, e aproveitar para pedir que você comente e compartilhe esse artigo nas redes sociais.

“Você pode fazer parte do time dos melhores. Você pode mudar sua realidade de vida. Não importa a realidade que seja, o quão caótica esteja. Você pode mudar, você pode reverter.” Flávio Augusto

Bora programar!?

Escrever muito código é definitivamente a única maneira de você se tornar um programador profissional. Pare de se enganar ao achar que apenas assistir vídeos ou ler tutoriais vai levá-lo a algum lugar.