A Incrível Batalha Interna de Todo Empreendedor

Um dos maiores benefícios que um empreendedor tem em sua vida, é sem dúvida o autoconhecimento.

Quando se está trabalhando em um emprego tradicional, vivendo no piloto automático, é difícil se conhecer, pois você acaba vivendo em decorrência do trabalho.

É difícil saber por exemplo, qual a sua quantidade ideal de horas de sono, se você precisa ir dormir meia-noite por causa da pós-graduação, e acordar às 06:00 para chegar no trabalho às 08:00. Entende?

Nesses mais de 3 anos empreendendo full-time, tendo total controle sobre os meus horários, eu acabei percebendo as minhas variações de “humor”.

O autor deste excelente livro, chama isso de estado neurofisiológico. Vamos chamar aqui só de estado mesmo.

Conversando com amigos empreendedores, percebi que estes 3 estados se repetem em vários deles também. Eu vou usar personagens da animação Os Incríveis, para personificar os estados e ficar mais fácil de entender.

O primeiro estado é o Sr. Incrível (Herói). O segundo estado é o Beto (Funcionário Padrão). E o último é o Síndrome (Vilão).

Quero só deixar claro, que neste post eu não vou falar de tipos de pessoas. Vou falar de uma mesma pessoa, um empreendedor no caso, que tem que conviver com esses 3 estados lutando em sua cabeça.

É mais ou menos igual aquela analogia muito usada, com o capetinha e o anjinho falando nos seus ouvidos. Só que nesse caso, são 3 sujeitos, não necessariamente maus ou bons, guiando a sua vida e a sua empresa.

Continue lendo para saber exatamente do que se trata cada um destes estados, saber como tirar proveito de cada um deles e o principal, saber como mudar de estado, quando necessário.

Empreendedor Herói (O Sr. Incrível)

empreendedor-heroi

Este estado é aquele onde o empreendedor se sente a pessoa mais esperta do mundo. O nível de empolgação é tão grande, que ele consegue criar um plano de negócio com projeções de faturamento milionárias e investimento perto de zero.

É quando o cara cria um empresa, tendo certeza que a ideia é genial e que será comprado pelo Google nos próximos 2 anos.

Quando acha que vai fazer 6 dígitos em 1 dia, mesmo sem ter produto e autoridade. Ou que vai escrever um ebook e de repente será a nova Bel Pesce.

Este estado é muito útil, pois permite levar a criatividade e a coragem ao extremo. Porém, deve ser usado com muita moderação.

Geralmente é neste estado, que fazemos mudanças drásticas, levados pela emoção e sem muito planejamento. É neste estado, com a coragem toda, que algumas pessoas pedem demissão para criar um negócio, sem saber se aquela ideia genial é comercialmente viável ou não.

É neste estado, que no final de um desses eventos que tem por aí, que são na verdade cartas de vendas, o empreendedor faz a aplicação nos famosos Masterminds, mesmo sem saber se tem caixa para tal “investimento”.

Eu já cometi vários erros por causa do estado Herói. Mas ele já me ajudou muito também. Esse artigo é um exemplo. Eu só estou escrevendo aqui freneticamente, porque estou neste estado. 🙂

A desvantagem disso, é que a ideia deste post apareceu na cabeça de repente e não estava planejado, portanto estou deixando outras tarefas planejadas de lado nesse exato momento. Falta de foco?

Quando se está no estado Sr. Incrível, é muito importante que você parta para ação, e não fique só com sua mente fritando com uma ideia. Claro, deve ser sempre avaliado o impacto dessas ações. Escrever um post por exemplo, não implica tantos riscos, quanto largar um emprego ou vender sua alma para um Investidor ou Guru.

Se a sua ideia não é simples igual um post como este, que pode ser implementada em pouco tempo. Algo que pode te ajudar, é anotá-la em detalhes em um papel.

Se for a ideia de um software por exemplo, você pode rascunhar as principais telas e ir mostrando para potenciais clientes, te darem um feedback. Mas atenção. Em hipótese alguma, nesse momento inicial, escolha um nome e compre um domínio. Já perdi muita grana registrando domínios, que nunca foram usados. 🙂

Na minha opinião, a melhor forma de se tirar proveito do estado Sr. Inscrível, é o usando para fazer planejamento. Ou seja, tirar as ideias da sua cabeça e já pensar nas tarefas que serão necessárias para que aquilo se torne realidade.

Você pode fazer isso no papel, ou usar um software como o Asana ou Trello. Essas tarefas detalhadas, serão muito úteis quando você estiver no estado Funcionário Padrão, que a propósito, vou falar sobre ele agora.

Empreendedor Funcionário Padrão (O Beto)

empreendedor-funcionario-padrao

O estado Funcionário Padrão é muito útil, principalmente para executar as tarefas definidas pelo estado Sr. Incrível. É o que te permite, mesmo trabalhando em casa, a ter uma rotina diária e conseguir bater suas metas.

Exemplificando. Você no estado Sr. Incrível pode ter a brilhante ideia de escrever um livro. Porém isso só vai virar realidade, se o estado Funcionário Padrão entrar em ação e de forma disciplinada, levar você a escrever dia após dia, o que deve ser escrito. Ou você acha que se escreve um livro do dia para noite, sem nenhuma disciplina?

No estado Funcionário Padrão, você consegue se concentrar e trabalhar durante várias horas seguidas, sem ficar pulando de aba em aba do browser, da forma que fez quando está maluco no estado Sr. Incrível.

Neste estado, você não fica avaliando se uma tarefa é chata ou divertida. Você simplesmente sabe que ela deve ser feita, vai lá e faz.

Eu particularmente, só consigo terminar um dia de trabalho, com aquela sensação de missão cumprida, de paz interna, quando passo a maior parte do dia, neste estado, executando as tarefas definidas por mim mesmo, quando estava no estado Sr. Incrível, o Herói.

Ficar neste estado por um longo período, pode deixar as coisas meio entediantes, por isso é importante intercalar às vezes com o Sr. Incrível, para enfrentar novas aventuras, com liberdade de ação e criatividade.

É por isso que uma pessoa com espírito empreendedor não se encaixa em um emprego, pois 99% do tempo, ele só é útil para a empresa se conseguir se manter neste estado por anos a fio. Normalmente, empresas querem funcionários que executam tarefas, e não os que aparecem com uma nova ideia a cada manhã.

O estado Funcionário Padrão, não é muito útil quando não se tem tarefas e datas bem definidas, pois você vê aquele projeto gigante, e fica meio perdido, com forte tendência de ir para o estado Vilão.

Empreendedor Vilão (O Síndrome)

empreendedor-vilao

Esse estado é um veneno para a vida de um empreendedor. É quando você está para baixo (Jururu, como dizemos aqui em casa), e isso gera impacto negativo direto no seu negócio.

Se você tem equipe ou sócios, esse “mal-humor” pode interferir na sua relação com eles. Pode fazer com que você seja o cara do contra, em uma sociedade, ou até mesmo assuma o papel de chefe chato. Quem nunca teve um?

Se você está no empreendedorismo solo, o estado Vilão prejudica muito também, pois a empresa depende 100% da sua energia para prosperar. Não é igual quando se tem um emprego, que mesmo estando puto, sem produzir o que deveria, continua-se recebendo um salário no final do mês.

Quando estiver neste estado, evite ao máximo responder clientes no telefone ou email. Geralmente o seu nível de tolerância, é bem menor, do que nos outros 2 estados que citei anteriormente.

Por causa de um deslize, você pode correr o risco de perder um prospecto que estava em um negociação avançada ou até mesmo perder um cliente. Normalmente quem está neste estado, não leva desaforo para casa.

E atenção!

É neste estado, que grande parte das pessoas desistem de empreender. Qualquer dificuldade a mais, é desculpa para interromper a jornada.

É importante que você tenha a capacidade de detectar rapidamente o estado Vilão, e que tenha mecanismos para reverter a situação.

Em muitos casos, quando a minha energia cai, ou eu estou há muito tempo sem comer ou estou há muito tempo trabalhando, cansado mesmo. Falta de água, também costuma trazer esse efeito.

Claro, que cada pessoa, deve descobrir o que a leva para esse estado e o que a tira dele. Estou compartilhando o que descobri comigo, e que talvez, seja o seu caso também.

Quando comer algo, beber água, tomar um café ou colocar uma música legal, não consegue reverter a situação, o que eu faço é sair da frente do computador.

Geralmente dou uma caminhada de uns 5 quilômetros, volto para casa, tomo um banho e fico novo em folha. Sair para tomar um açaí ou pegar um cinema, também costuma funcionar bem.

Essa é uma das vantagens de ter um Lifestyle Business e ter controle total sobre seu horário de trabalho. Você não trabalha com horas definidas, e sim com nível de energia disponível. Isso aumenta muito a produtividade.

A única utilidade do estado Vilão, é te mostrar que algo está errado. Fisiológicamente falando, como falta de alimentação, água ou excesso de trabalho.

Ou até mesmo, do ponto de vista do negócio:

Está batendo suas metas? A parte financeira da empresa está em ordem? Você está trabalhando no que realmente acredita? Estão faturando mas não está lucrando? Está de alguma forma prejudicando alguém?

Tudo isso pode levar você para o estado Vilão, trazendo a tão famosa procrastinação.

Conclusão

empreendedor-conclusao

Ufa! Enquanto escrevia esse post freneticamente, eu percebi claramente meu estado mudando. Quando a ideia do post surgiu, claramente estava no estado Herói. Sem foco e pensando se parava o que estava tentando fazer, para ir a ação e transformar a ideia em realidade.

Depois que comecei a escrever os primeiros parágrafos, mudei para o estado de Funcionário Padrão, consegui me concentrar e as palavras fluíram tranquilamente. Foi divertido.

Agora no finalzinho, confesso estar um pouco cansado, porém, com a sensação de missão cumprida. Adoro transformar ideias em realidade. Foi por isso que escolhi o empreendedorismo.

Ter ideias e mais ideias, pode ser interessante no começo. Mas depois de um tempo, quando se percebe que não está passando dessa etapa de ideias e indo para a ação, logo vem a frustração.

Esses 3 estados que mostrei aqui, são os seus principais aliados para empreender (transformar ideias em realidade), desde que você saia um pouco do piloto automático e passe a observar e entender a utilidade de cada um.

E você, já passou por algum destes 3 estados? Fica mais tempo no Herói, Funcionário Padrão ou Vilão?

You might also like More from author

Comments