O que é uma boa ideia para criar uma Startup?

Nesse vídeo você vai saber se a sua ideia é boa ou não para uma startup. Se você tem uma ideia, e quer criar uma startup, você não pode deixar de assistir esse vídeo. Confira!

Para iniciar, quero deixar claro para você o que é uma Startup. Uma startup é quando uma ou mais pessoas se unem para transformar uma ideia em realidade, essa ideia geralmente é de base tecnológica e tem o objetivo de gerar receita de forma escalável.

Se você se reuniu com seus amigos para criar uma empresa para desenvolver sites, apesar de estar no início, sua empresa não é considerada uma startup. Prestar serviços não é considerado escalável, pois você precisaria aumentar o tamanho de sua equipe para conseguir gerar cada vez mais e mais receitas.

Para ser considerado uma startup é importante que você tenha um produto. Esse produto pode ser um hardware ou software. Software esse que pode ser vendido através de mensalidades, ou seja, o cliente paga pra você todo mês o direito de uso daquele sistema web por exemplo.

Hoje em dia esse é um modelo de negócio bem interessante e que traz sustentabilidade para sua empresa a médio e longo prazo.  

Eu recebo muitos e-mails de pessoas que aprendem a programar e agora querem começar a colocar idéias em prática e realmente começar a ganhar dinheiro com isso.

Muitas dessas pessoas tem aquela mesma idéia de criar algo muito parecido com o que existe ou que já existe concorrentes muito grandes. Um exemplo clássico são pessoas querendo criar outras redes sociais para concorrer com o facebook por exemplo.

É claro que nada impede que você tem uma idéia de uma nova rede social e queira colocar em prática, mais saiba que é muito difícil você conseguir crescer e concorrer com outras empresas já bem estabelecidas.

Uma ideia já ter sido implementada não é motivo para você desistir dela, mas é importante saber que algumas ideias dependem mais de investimento no início que outras.

Eu particularmente não considero criar uma nova rede social uma boa ideia. Na rede social geralmente o modelo de negócio é sempre o mesmo, baseado em publicidade. Você tem uma uma rede de pessoas que usam o seu software e dificilmente você poderia cobrar para as pessoas usarem. Por isso você vai precisar colocar publicidade e assim atrair receita para o seu negócio. O facebook funciona exatamente assim.

Eu sempre recomendo que você crie um aplicativo ou software e depois transforme-o em uma Startup. Eu recomendo que você comece a partir de um problema real e se esse problema real for de empresas, melhor ainda. Empresas normalmente têm essa cultura de pagar pelo uso de software, desde que ele ajude elas a cortarem custos, automatizar tarefas ou aumentar as vendas.

Se você conseguir criar um sistema ou aplicativo que resolva um problema real de uma empresa, tem mais chances de prosperar com sua ideia.

Quando me refiro às empresas, não são só aquelas empresas grandes que tem diretoria e presidente. São empresas muito pequenas também. Imagina por exemplo um salão de beleza do seu bairro, um consultório médico ou um dentista. Um profissional autônomo é uma pessoa que atua como empresa, pois precisam gerar receita e reduzir custos.

Se você tem uma ferramenta, uma solução, que ajuda os profissionais autônomos ou pequenas empresas a cortar custos e aumentar vendas o seu potencial de sucesso é bem maior.

Um outro tipo de idéia é muito bom também. São as ideias que trazem inovação para relações comerciais que já existem.

Eu explico isso dando um exemplo muito famoso, o Uber.

O que é o Uber?

Antes do Uber, as pessoas já tinham o hábito de pagar para que um motorista as levassem de um ponto ao outro da cidade. A solução se chamava Táxi.

O que o Uber fez foi simplesmente melhorar essa relação. Ele inovou trazendo um aplicativo. Aplicativo esse que reduziu o tempo de espera em relação ao Táxi e reduziu o preço também. Além de trazer a facilidade para o usuário não ter que pagar em dinheiro. O próprio aplicativo já guarda seu cartão de crédito e já faz a cobrança depois da corrida.

Veja que o Uber pegou uma relação que já existia e trouxe melhorias para ela. O Uber é só um exemplo. Tem muitos outros exemplos. Tem o Clickbus, um aplicativo que permite que você compre passagens de ônibus pelo seu celular.

Tem também o Buscapé, site que permite que o usuário faça comparações de preços em várias lojas virtuais. Veja que esse processo de comparar preços já existia mas o usuário precisava entrar no site A, no site B e no site C. O que Buscapé fez foi trazer facilidades.

E você, tem uma ideia também e quer tirar do papel, transformando em uma Startup?

Gostaria de receber o feedback de alguém?

Fique à vontade para me chamar no Whatsapp (31) 8268-1143 ou no e-mail contato arroba playcode ponto com ponto br.

Eu vou ajudar a avaliar sua ideia e também a criar um modelo de negócio. Combinado?

Receba Dicas Grátis

Aprenda como se tornar um programador profissional de nível internacional disputado por empresas do mundo todo.

You might also like More from author