23 May 2017

As 5 mentiras que impedem que você aprenda a programar

Nesse vídeo você vai conhecer as 5 mentiras que impedem que você aprenda a programar. Confira!

Precisa de faculdade para aprender a programar?

A primeira mentira é aquela que fala que você precisa de uma faculdade para aprender a programar, isso não é verdade. Você até pode aprender a programar na faculdade e a faculdade é só mais uma maneira de você aprender a programar nada impede que você aprenda a programar no seu curso técnico por exemplo, aquele curso médio integrado, também nada impede que você aprenda a programar com amigos ou um parente, alguém que realmente esteja disposto a investir um tempo você e te ensinar programação e também é possível aprender a programar através de vídeos pela internet, têm vários canais do youtube aí o meu inclusive que ensinam, tem esse propósito de ensinar programação para pessoas totalmente iniciantes.

Apesar da computação ter nascido dentro das grandes universidades esse conhecimento já se espalhou pelo mundo inteiro através da internet, livros, e não é mais só o conhecimento que está dentro das universidades, e por ser um conhecimento prático que você aprende coloca em prática e ver se você aprendeu ou não, isso facilita muito e permite que você aprenda programar sem necessariamente ter que enfrentar quatro anos de faculdade pagando uma fortuna e você já sabe como é.

Precisa ser gênio da matemática?

A segunda grande mentira é que você precisa ser um gênio da matemática ser aquele aluno aplicado que sempre gostou de matemática sempre tirou nota alta em matemática, isso não é verdade. Esse mito continua circulando por aí há décadas porque a origem da computação veio realmente da matemática, então lá no início não existiam linguagens de programação que facilitavam esse nosso contato com o processador do computador, então a gente precisava ficar manualmente calculando números binários, escrevendo aquele monte de zero e um que não fazia sentido nenhum para nós humanos mas a máquina entendia, mas isso aconteceu há muitos anos lá no início, desde então as linguagens de programação vem cada vez mais ficando mais simples e facilitam muito o nosso aprendizado.

Quando você está desenvolvendo um sistema simples como contabilidade, gerenciamento financeiro, controle financeiro, entre outros, você precisa usar apenas matemática básica conta de adição, multiplicação, divisão, esse tipo de coisa.

Em meus mais de 14 anos programando, poucas vezes eu precisei criar cálculos mais complicados, mas essas poucas vezes eu tive a ajuda de quem conhecia aqueles cálculos, então o papel do programador é pegar um conhecimento que seria a solução de um determinado problema e transformar isso em linguagem de programação.

Eu por exemplo uma vez precisa desenvolver um sistema complexo que tinham vários cálculos de engenharia que calculavam questão de antenas, onde antenas de telecomunicação precisava ficar, só que eu não precisava ter esse conhecimento prévio.

O que aconteceu?

A pessoa que dominava que já tinha esse conhecimento sabia fazer aquilo ali manualmente, ou através de calculadora, ela sentou comigo do meu lado na minha mesa e me explicou passo a passo como eu deveria criar aquele algoritmo ali, então eu só peguei aquele algoritmo transformar a linguagem de programação.

Então você pode ficar tranquilo, se você não gosta muito de matemática, mesmo assim vai ter condições de aprender a programar, é claro que em casos como eu te disse de cálculos mais complexos você vai precisar da ajuda de alguém para te explicar aquilo, para então transformar aquilo na linguagem de programação que você já usa.

Precisa saber inglês para aprender a programar?

A terceira mentira é que você precisa saber inglês para aprender programação. Isso também não é verdade, apesar de todos os códigos que você escreve usando uma linguagem de programação estar em inglês isso não significa necessariamente que você precisa entender inglês, o que você precisa entender os comandos para que ele serve e saber usá los quando necessário.

Aos poucos você vai perceber que você está aprendendo inglês enquanto aprende a programar, aconteceu isso comigo e é bem comum, veja que eu não estou dizendo que um programador não deve saber inglês é diferente eu estou falando que para você aprender a programar você não precisa saber inglês antes, mas se você almeja ter sucesso na carreira ser um programador que vai prestar serviço até para empresas de fora do brasil, nesse caso sim você precisa dominar o inglês.

Eu recomendo se você quer realmente seguir carreira como programador eu recomendo que você aprenda inglês, e não só aprendam inglês básico de leitura mas realmente fique fluente em inglês, isso vai te abrir inúmeras portas.

Eu gravei um vídeo que está no canal falando sobre isso, às vezes quando eu não sabia inglês, as vezes que não saber inglês fechou várias portas pra mim, e depois de ser várias vezes prejudicado aí sim eu decidi realmente aprender inglês e levar isso a sério até ficar fluente em inglês. E eu acho que aprender a programação pode ser até um grande motivo para você aprender inglês junto também, nada impede que você aprenda inglês junto com a programação, isso vai te ajudar muito inclusive para você começar a ter acesso a conteúdo escrito em inglês.

Grande parte dos manuais das linguagens de programação estão inscritos em inglês, se você não sabe inglês acaba que você fica dependendo de conteúdo em português, como livros que demoram a ser lançado aqui no brasil dependendo da tecnologia, então repetindo você não precisa saber inglês para aprender a programar mas se você quer seguir carreira e ser um programador de sucesso eu recomendo que você aprenda inglês desde já.

Precisa ser jovem para aprender a programar?

A quarta mentira é que você precisa ser jovem e ser homem. Isso é uma mentira total, não tem nada a ver, tudo que você precisa para aprender a programar é ter um cérebro e ter um computador, não importa sua idade, não importa se você é homem ou mulher.

Existem vários casos de mulheres que tiveram sucesso na área de computação, a Marissa Ann Mayer por exemplo que hoje é CIO da yahoo, ela já foi engenheira do google durante vários anos, e ser mulher não impediu que ela atingisse o sucesso que ela atingiu.

E a idade também não é nenhum problema, eu tenho alunos desde 17 anos até alunos de 50 anos que se dão bem no curso e apreenderam realmente há programar. Independente da sua idade ou sexo sim você pode aprender a programar.

Precisa de um computador potente?

A quinta e última mentira é que você precisa de um computador potente para aprender a programar. Programação é muito diferente de design por exemplo, onde o software eles manipulam imagens pesadas que demoram algum tempo para serem processados, programação você vai estar manipulando ali simplesmente arquivos de texto mesmo que você tenha em 1486 você tem sim condições de aprender a programar, é claro se você quer desenvolver um aplicativo para IOS por exemplo você não vai conseguir desenvolver isso com um 1486 e nem com um computador pc normal, você vai precisar de um Mac da apple.

Existem casos que você sim vai precisar de um computador mais potente mais caro, mas para aprender a começar a programar é não é desculpa que você precisa ter um computador potente.

Você precisa sim ter um computador, ou um notebook. Eu não recomendo que você comece a aprender programar usando simplesmente o celular, você vai até conseguir no início mas não é o ideal, você vai ter muita restrição de tamanho de tela e teclado, não recomendo.
Eu recomendo que mesmo que seja um computador bem antigo e barato que você tenha um computador ou notebook.

É isso aí, espero que você tenha gostado desse vídeo e espero que ele tenha ajudado a você realmente decidi aprender a programar. Você viu que tem várias mentirinhas aí que acabam servindo como desculpas pra você não colocar a mão no código e realmente iniciar sua carreira de programador.

Eu quero aproveitar para fazer um convite para conhecer o meu curso de programação o Playcode Express que é um curso totalmente online através de vídeo aulas práticas e simples de entender onde você vai aprender os fundamentos da programação, mesmo que você não saiba absolutamente nada de programação você vai conseguir dar os primeiros passos e realmente aprender a programar em pouco tempo, mesmo sem precisar pagar uma faculdade, uma fortuna.

Bora programar!?

Escrever muito código é definitivamente a única maneira de você se tornar um programador profissional. Pare de se enganar ao achar que apenas assistir vídeos ou ler tutoriais vai levá-lo a algum lugar.