Aprender a programar é fácil?

Oi, eu sou o Harlley Oliveira da Playcode e nesse vídeo você vai saber se aprender a programar é realmente fácil como alguns dizem por aí. Descubra também, as etapas necessárias para se tornar um programador profissional. Confira.

Primeiro eu queria que ficasse bem claro pra você, que aprender a programar e ser um desenvolvedor de softwares, são coisas distintas. Aprender a programar é apenas o primeiro passo para quem quer ser um desenvolvedor de software, pois só isso não basta, ainda há muito caminho a trilhar.

Respondendo à pergunta presente no título desse post, eu diria que sim, aprender a programar é fácil, pois essa etapa envolve um número limitado de conhecimento, você precisa conhecer a linguagem de programação, os comandos, e principalmente, a lógica que de programação, que serve como a base para tudo que terá que aprender para se tornar um desenvolvedor de software.
Partindo desta lógica, eu te digo que aprender a programar é fácil, no entanto se tornar um programador, é difícil, pois dá muito trabalho.

A primeira etapa, seria aprender a programar, a outra etapa é praticar bastante, resolver muitos problemas e aí sim você será considerado um programador. Mas ser somente um programador, não necessariamente vai te dar capacidade de pegar um problema muito grande, como por exemplo, o desenvolvimento de um software de gerenciamento de uma empresa, só ser um programador não te dá a capacidade de pegar este trabalho e executar com excelência, pois são necessários vários outros conhecimentos que um simples programador dificilmente irá possuir.

É bem importante que você saiba que aprender a programar é bem diferente de desenvolver softwares. Vale ressaltar também, que as empresas estão buscando profissionais que saibam desenvolver softwares, e não pessoas que saibam apenas programar. Então diante disso, se você procura um emprego nessa área, é interessante que depois de aprender a programar com cursos online como o Playcode Express, você procure se aperfeiçoar para assim torna-se um desenvolvedor de softwares. A dica que te dou para esta próxima etapa, é colocar a mão na massa pra valer, não precisa ser necessariamente um software para um cliente, mas também pode ser um software que resolva um problema seu do dia a dia, por exemplo.

Aqui na Playcode nós temos o Playcode Express, que é um curso que visa ensinar programação para iniciantes. Esta é a primeira etapa. Nós também temos o Playcode Makers, que consiste em pegar essas pessoas que já tem os fundamentos necessários, e transformá-los em programadores através de muita prática, com projetos reais.

Lembre-se sempre que aprender a programar é diferente de ser um desenvolvedor de softwares. É como aprender a escrever, apenas aprender, não vai te fazer um escritor, por exemplo.

É isso aí, eu espero que tenho sido útil pra você. Grande abraço, até mais.

You might also like More from author