O que posso fazer com programação de computadores?

Nesse vídeo você vai saber quais são os possíveis tipos de software que você pode criar depois que aprender a programar. Tenho certeza que alguns você não conhece. Confira.

Aprender a programar para criar o quê? Essa é uma pergunta bem frequente que eu recebo de pessoas querem aprender a programar, elas na verdade, querem saber quais são suas possibilidades e quais são os tipos de software que ela pode criar quando aprender a programar.

Vou começar falando aqui, dos tipos de softwares mais comuns desenvolvidos por programadores.

1. Aplicativos
O primeiro que eu considero mais comum, são os aplicativos para celular. Se você se interessa, depois que aprender os fundamentos da programação, pode se especializar em desenvolvimento de apps. Saiba que é um mercado muito bom e que cresce ano a ano. O Uber e o WhatsApp são exemplos de aplicativos que deram muito certo e são muito usados.

2. Games
Outro tipo de software bem comum, são os games. Tanto os games para console, quanto os games para celulares. Vale ressaltar que se seu objetivo é apenas criar games por Hobby, você pode fazer isso sem aprender a programar, pois existe vários aplicativos e engines que ajudam na concepção de um jogo.

3. Sistemas Web
Um dos sistemas web mais conhecidos e usados no mundo inteiro, sem dúvidas, é o Facebook. A diferença entre este tipo de sistema e os outros, é que um sistema web sempre é desenvolvido usando tecnologias web (HTML, CSS, JavaScript e uma linguagem de servidor).

4. Programas Desktop
A categoria dos “programas instaláveis” também é uma outra oportunidade. São os programas que você instala diretamente em seu computador. Temos como exemplos de programas instaláveis, o Power Point, Photoshop, CorelDraw etc. A tendência hoje em dia, é que as empresas passem a criar mais sistemas web do que programas desktop

Agora eu vou falar em alguns tipos de softwares que geralmente não são conhecidos pela maioria das pessoas.

1. Linha de Comando
O primeiro da lista é a linha de comando, é um tipo de software muito usado pelas pessoas que usam o Linux e o Mac OS. No Windows, esse tipo de programa é executado pelo DOS. Esses programas de linhas de comando, são muito usados pelos programadores. É possível criar este tipo de programa com diversas linguagens, como por exemplo, o Ruby, Python, C++ e JavaScript.

2. Automação
Outro tipo de programa muito interessante, é o programa de criação de automação. A imagem abaixo, mostra uma placa chamada Arduino, que permite que você crie programas que se conecte com vários tipos de sensores, desde sensor de luminosidade, até um sensor ultrassônico.

Placa Arduino

3. Scripts
Outro tipo de programa também muito usado por programadores, são os Scripts. Um Script executa uma tarefa específica e pode ser usado até de forma avulsa. É muito comum a criação de Scripts para importar dados e para ajudar na automação do trabalho do dia a dia de um programador.

4. Extensões de Navegador
É um tipo de programa que eu, particularmente, gosto muito. Todos os navegadores possuem algum tipo de extensão (Google Chrome, Mozilla Firefox). Geralmente, estas extensões são desenvolvidas usando JavaScript, HTML e CSS.

5. Macros Word/Excel
Os macros são bastante úteis para quem trabalha em escritório e usa muito o excel. Vários programas da Microsoft são compatíveis com o macro, e utiliza-se uma linguagem chamada VBA (Visual Basic for Aplications). Se você já domina Excel, essa pode ser uma porta de entrada para você aprender VBA, pois é uma linguagem bem tranquila de aprender e pode ser usado até de dentro do Excel.
6. Creative Coding
Também é possível programar para criar arte. Há um movimento chamado Creative Coding, onde os programadores podem criar códigos que não necessariamente, são funcionais. Servem para criar formas geométricas e animações bem interessantes que podem até ser consideradas arte.

7. Robótica
Por último, temos a robótica. É possível criar software com o intuito de programar robôs. É uma área relativamente nova e que avança muito a cada dia. Existe um kit chamado Mindstorm, criado pela Lego, que serve para programar e construir robôs como o da imagem abaixo, que é capaz de resolver um cubo mágico. Esse kit é muito legal, se você tiver oportunidade, recomendo que brinque com ele.

Mindstorm

É isso aí, espero que você tenha gostado. E se você ainda não sabe programar, queria te fazer um convite para conhecer o Playcode Makers, um treinamento 100% online onde você vai aprender passo a passo como se tornar um programador profissional.

Conheça o Playcode Makers

You might also like More from author