5 formas erradas de estudar programação de computadores


Nesse vídeo você vai conhecer 5 formas erradas de estudar programação de computadores. Conheça e evite-as.

Estudar programação com leitura passiva

A primeira forma que eu considero errada, é através da leitura passiva, ou seja, apenas ler e não escrever nada de código. No entanto, se você estiver com um computador do lado, disposto a ler e praticar na medida em que for aprendendo, isso deixa de ser um problema e passa a ser uma ferramenta de estudo muito interessante.

Mesmo que no livro, não contenha exercícios explícitos, é legal que você pegue aqueles códigos que são demonstrados nas páginas do livro, e faça-os rodar em seu computador para que você possa fixar o máximo possível do conteúdo lido.

Estudar programação apenas assistindo vídeos

A segunda forma que dificilmente irá te ajudar muito, é assistindo vídeos de forma passiva, isto é, você deita e começa a ver videoaulas de programação, mas não coloca a mão na massa e não escreve código.

Lembre-se que imaginar-se um programador, não vai torna-lo um programador. Então assim como foi falado a respeito dos livros, é interessante sim que você veja as videoaulas, mas que tenha um computador do lado e esteja disposto a praticar e colocar a mão na massa.

Estudar programação copiando e colando código

Outra forma errada de estudar programação, é copiando e colando códigos prontos que você encontra na internet de outros programadores. É muito comum ver as pessoas copiando e colando código de tutoriais, achando que estão aprendendo. No entanto, se você só copia e cola, dificilmente o conteúdo será fixado na sua cabeça.

Principalmente se você está começando do zero, pois até os erros cometidos quando estamos aprendendo, são importantes, e se você copia e cola, você não vai cometer esses erros que por incrível que pareça, contribuem para sua formação.

Estudar programação usando Scrath

A quarta forma que eu considero errada de se aprender programação, é através de ferramentas visuais, como o Scratch, que te possibilita criar pequenos jogos e aplicativos apenas arrastando blocos coloridos, que representariam as linhas de código que você deveria escrever se estivesse usando uma linguagem real.

Contudo, o Scratch pode ser útil para crianças, pois elas as vezes ainda têm dificuldades de usar o teclado etc.

Estudar programação usando Portugol

A quinta e última forma que eu considero errada de aprender programação, é usando o chamado Portugol, que é uma pseudo-linguagem de programação, que você escreve o código em português.

Porém, como eu disse, é uma pseudo-linguagem, e em nenhum momento da sua carreira você vai desenvolver grandes aplicativos usando o Portugol. Eu acredito que trocar o inglês pelo português, acaba deixando o iniciante em programação mal-acostumado, pois todas as linguagens de programação que eu conheço são em inglês.

Na minha opinião, o Portugol acaba inibindo os erros do iniciante em programação, quando na verdade, errar é importantíssimo para a formação de um programador.