27 July 2017

O programador e a escada do sucesso

O vídeo de hoje é pra você que sonha em ter sucesso na carreira de programador, mas não sabe ainda, o caminho que deve seguir.

Primeiro Degrau

Esse é o primeiro degrau da sua caminhada, aqui você vai aprender os fundamentos da computação, vai aprender conceitos que serão sempre usados independente de qual linguagem de programação, ou tipo de software decidir desenvolver.

Durante muito tempo a única forma de aprender os fundamentos era se matriculando em uma faculdade, hoje em dia com o fácil acesso à informação é possível aprender a programar até mesmo sozinho, com a ajuda de tutoriais e vídeos na internet, só tome cuidado com a qualidade do material que encontra pois tem muito conteúdo ruim e desorganizado que podem mais atrapalhar do que te ajudar.

Eu particularmente indico que você siga algum material estruturado como livros ou cursos. Se você ainda não sabe a Playcode tem um curso completo de programação que ensina todos os fundamentos como lógica de programação e banco de dados, lá tem todo o conteúdo que você precisa para iniciar sua carreira de programador. Deixarei o link aqui para você conhecer melhor o Playcode Makers.

Praticar é fundamental

Programar é uma atividade complexa que exige muito treino e dedicação, para você progredir rapidamente é essencial que separe pelo menos uma hora por dia para programar, os melhores alunos sempre foram os que se dedicaram de corpo e alma e não ficava um dia sequer sem programar, se programar uma hora hoje só depois de uma, duas, três semanas programar de novo vai ser preciso voltar pra relembrar vários conceitos, é nesse ponto que muita gente desiste pois acha que não está progredindo, é essencial que a programação se torne um hábito para o progresso ser mais rápido e perceptível.

Depois que se aprende os fundamentos da computação através de exercícios e criação de programas simples, o estudante de programação geralmente comete o erro de achar que já está pronto pra arrumar um emprego ou fazer freelas, o problema é que ele só será contratado se tiver algum sistema pronto que comprove que ele realmente está apto para aquele emprego ou freela, só fazer um curso ou fregüentar uma faculdade hoje em dia não é mais suficiente no mercado de tecnologia, é preciso provar que você sabe o que disse que sabe, e para isso nada melhor do que um portfólio.

Se você não sabe, portfólio nada mais é do que uma relação dos trabalhos que você já executou no passado mas se você nunca trabalhou em lugar nenhum como pode ter um portfólio? É aí que entra o conceito de Site Project. Site Project são sistemas completos que você desenvolveu com o único intuito de praticar programação, aprender novas tecnologias e criar um portfólio.

Se você não faz idéia de como criar o seu primeiro Site Project fique de olho no nosso canal pois em breve gravar em vários vídeos sobre esse assunto, que considero um dos mais importantes para a carreira de um programador de sucesso, depois que você tiver desenvolvido algum site project você terá muito mais segurança para prestar serviços como freela e também terá um portfólio que poderá ser sempre apresentado em entrevistas de emprego.

Programador Profissional

Aqui nesse de grau você já é considerado um programador profissional pois já recebe dinheiro pela execução do seu trabalho, grande parte dos programadores se mantém aqui nesse de grau durante vários anos ou até se aposentar, se em algum momento da carreira ele for promovido para uma área mais gerencial provavelmente em breve ele vai parar de programar, a desvantagem desse degrau é que os ganhos são limitados ao número de horas que você consegue trabalhar por mais caro que você cobra hora sempre terá um teto de ganhos.

Eu particularmente recomendo que nesta fase você continue criando site project, até chegar o momento que alguma idéia começa a dar dinheiro e quem sabe possa virar um produto de sucesso. Se tiver espírito empreendedor e paciência para colher os resultados o programador pode aproveitar a experiência de anos desenvolvendo software e pode partir para o próximo degrau que seria criar o próprio produto ou seja um software que é vendido para outras empresas. A grande vantagem deste integral é que você pode escalar muitos ganhos pois pode pegar o mesmo software que foi desenvolvido uma única vez e vendê-lo para centenas e até milhares de empresas. Se você pensa em ser um milionário um dia esse é o degrau pra você.

Bora programar!?

Escrever muito código é definitivamente a única maneira de você se tornar um programador profissional. Pare de se enganar ao achar que apenas assistir vídeos ou ler tutoriais vai levá-lo a algum lugar.