3 boas razões para você aprender a programar

Nesse vídeo eu vou te dar 3 boas razões para você aprender a programar, mesmo que não tenha intenção de se tornar um programador profissional. O terceiro motivo é o que eu considero mais promissor para quem quer ganhar dinheiro com programação.

Você pode estar pensando agora, que uma boa razão para aprender a programar, é arrumar um emprego, e de fato, é sim. Mas se esta for a sua única razão para aprender a programar, eu não diria que esta seja uma boa razão. Mas antes de te mostrar as três razões que eu considero boas para aprender a programar, eu vou te falar um pouco sobre os dois tipos de programadores que eu já tive contato nas empresas em que eu pude trabalhar:

O programador frustrado:

O programador frustrado, geralmente só escolhe esta profissão, por indicação de um parente, ou porque viu em uma revista/jornal, que o programador ganha bem. É aquele cara que trabalha só pelo dinheiro. O problema, é que para trabalhar com programação você precisa estar com a cabeça fria, para que possa gerar soluções úteis e inteligentes, pois a programação é uma habilidade intelectual.

O programador apaixonado:

Já o programador apaixonado, é aquele cara que tem prazer em trabalhar com programação, então ele não trabalha com aquilo somente pelo retorno financeiro. Este profissional costuma se sobressair nas suas funções.

Agora, eu vou te mostrar as boas razões para você apender a programar.

A primeira razão, é a satisfação de estar construindo algo. Esta sensação não está associada somente ao desenvolvimento de software, mas também a outras coisas, como por exemplo, se você gosta de cozinhar e criar pratos novos, você provavelmente tem a sensação de criar algo novo, e as pessoas vão gostar daquilo. Então partindo desta lógica, acredito que seja sim uma boa razão para aprender a programar, pois você poderá usar seu conhecimento para criar aplicativos, sites que resolvam problemas.

A segunda razão que eu considero importante, é a economia de tempo. Isso permite que você use a programação mesmo que trabalhe em áreas diferentes. Se você for um economista, por exemplo, ou um contador… você percebe que existem tarefas que você executa no seu dia a dia, que são repetitivas e chatas. Com o conhecimento da programação, você enxerga que consegue transformar facilmente este trabalho manual, em um software que realize essa tarefa de forma automatizada.

A terceira boa razão para aprender a programar, é ter acesso a informações que ninguém tem acesso. Eu acredito, que este seja um dos principais benefícios de se aprender programação, pois sabemos que hoje em dia, informação é poder. Então podemos usar este conhecimento para desenvolver scripts que extraiam informações de outros lugares e usar isso ao nosso favor. Um bom exemplo do que eu estou querendo te explicar, é o aplicativo Uber, que é uma empresa que possui informações que nenhuma outra empresa tem. Por meio do aplicativo, ela sabe onde estão as pessoas que precisam de uma carona, e sabe também onde estão os motoristas que estão dispostos a levar estas pessoas de um ponto a outro, cobrando uma respectiva taxa. O Uber não é uma empresa de aplicativos, ou de frota de carros. É estritamente uma empresa de informação, ela possui informações que nenhuma outra tem. Outro exemplo disso, é o Google, que criou uma tecnologia que consegue organizar e agilizar o acesso a informações, através de uma simples busca.

É isso aí, essas são as três razões que eu considero boas para aprender a programar.

Grande abraço, até mais.

You might also like More from author

Comments