Roteiro para aprender a programar

Esse vídeo é para quem quer começar a programar mas está um pouco perdido, não sabe exatamente onde focar. Eu vou condensar o conhecimento, dar uma simplificada para você focar em apenas alguns poucos pontos. Esse é um roteiro, respondendo a pergunta de uma pessoa que me enviou pelo whatsapp.

Se você também tem dúvida não deixe de enviar no whatsapp 31 8268 1143 ou no e mail contato arroba playcode ponto com ponto br. Essa pessoa não colocou o nome infelizmente, então vou chamar ela de anônimo, mas quando você me mandar mensagens coloca seu nome também, pra eu te citar aqui, tá ok?

Então vamos lá.

Boa noite, vi o seu vídeo no desafio dos 100 vídeos e aqui está a minha contribuição. Eu estou querendo iniciar os meus estudos a fim de me tornar um programador. Estou lendo algumas apostilas que abordam lógica de programação, e diante disso eu gostaria de saber se o caminho é esse mesmo, existe uma espécie de roteiro para aprender a programar?

Anônimo, é o seguinte:

A apostila é sim um bom começo, é uma boa forma de aprender a programar, assim como livros, cursos e faculdades. São todas formas diferentes de você aprender a programar. O problema de alguns livros e apostilas é que infelizmente eles complicam demais. Quando a gente está aprendendo algum conhecimento tão vasto igual à programação ou aprender um idioma, eu dou muito valor para o material que consegue simplificar o conhecimento para que fique mais fácil do iniciante dar os primeiros passos.

O grande problema que existe em alguns livros e apostilas é que eles focam muito em resolver pequenos problemas de matemática, alguns problemas até meio cabeludos. Um exemplo é que quase todo livro que ensina lógica aborda a seqüência de fibonacci. Fibonacci é um conceito matemático, é legal para treinar a capacidade lógica ali, só que acaba assustando quem está começando.

Sou um pouco contra esse tipo de problema. Eu prefiro problemas mais simples do cotidiano, como somar uma lista de compras ou como saber se o aluno passou ou não passou em um exame que a média para passar seria 60.

Esse tipo de problema que fica mais simples a gente entender, porque faz parte do nosso cotidiano. Só tome um pouco de cuidado com os tipos de problemas que essa apostila trás pra você, se não tem matemática demais, porque é esse o problema.

Na faculdade de computação, professores usam muitos problemas matematicos e acaba assustando quem está começando.

Nesse vídeo vou dar uma condensada nos principais conceitos que você precisa focar nesse momento tá ok?
Eu coloquei aqui um gráfico só para você ter idéia. Você quer aprender a programar?
Beleza! Você quer se tornar um programador? O que os programadores fazem?

Os programadores criam programas, isso é um pensamento bem lógico né?

Mas o que é um programa?

Simplificando ao máximo, o programa é essa gráfico que mostrei na tela. Eu tenho entrada de dados, eu tenho um programa e eu tenho a saída de dados dentro do programa onde ocorre o processamento.

O processamento de quê?

Desses dados que foram inseridos no programa. Então posso pegar a entrada de dados que seriam dois números. Vamos supor cinco mais três igual, eu dei exemplos de vídeos anteriores e esse programa vai somar esses dois números e vai dar uma saída que seria o número oito, por exemplo: cinco,mais três, oito.

Esse é só um exemplo com números mas a entrada de dados poderia ser também uma foto. Se a entrada de dados do meu programa é uma foto, o que o meu programa vai fazer? O programa vai deixar essa foto em preto e branco, a saída de dados desse programa é a foto em preto e branco.

Outro exemplo de programa.

Eu posso falar que meu programa vai ter uma entrada que vai ser a UF, Unidade Federativa. Vamos supor que eu insira a entrada de dados, vai ser MG, então meu programa vai transformar isso em um nome de estado. Ele vai transformar isso em uma entrada MG que é Minas Gerais. A saída vai ser o texto Minas Gerais.

Isso é uma forma de simplificar para treinar lógica o que você precisa, você precisa criar vários programas pequenos, programas simples mesmo, treinando cada ponto que eu vou explicar daqui a pouco, cada ponto que vai treinar a sua lógica de programação, aí você vai criar pequenos algoritmos e à medida que você for avançando você poderá criar algoritmos mais complexo, isso tudo você usando uma linguagem de programação real não importa qual, pode ser o php, c, c++, c#, ou java, não importa.

O que você precisa para criar um programa primeiro?

É claro, você precisa deixar o seu computador com o interpretador já configurado, eu não vou entrar em detalhes aqui. Em vídeos anteriores ensino como deixar tudo funcionando tudo para você começar a criar esses pequenos programas usando php, mas isso você encontra um tutorial aí pela internet.

Não importa a linguagem, você precisa ter um ambiente no seu computador o interpretador funcionando, ruby, c#, python, não importa. Eu vou deixar por sua conta.

Eu pressuponho que você já tenha isso configurado, que eu não sei qual linguagem você está usando, isso aqui simplificando ao máximo.

Aqui é um programa, eu tenho a entrada dos dados, que eu vou pegar essa entrada, e armazenarem variáveis ou dentro de vetores.

Vetores é entre “aspas” um tipo de variável também, não vou entrar nesses conceitos aqui, eu vou usar os termos que você vai pesquisar depois, ou no google, na apostila que você está usando o no livro e você vai aprender esses conceitos separados.

Você precisa aprender variáveis e aprender a usar, depois de aprender variáveis você precisa aprender vetores, isso passo a passo, primeiro você aprende variável. Está confortável usando variável, já criou vários programinhas, depois você parte para vetores tá ok?

A entrada de dados vai pra variáveis ou vai pra vetores, depois que o seu programa está com os dados dentro dele ali, você vai aprender a processar esses dados, então você pode começar a aprender a processar dados de forma bem simples, com operadores matemáticos por exemplo: você pode somar dois números que entraram no seu programa, e você pode subtrair, dividir e multiplicar.

Pra começar deixe tudo bem simples. Depois que você criou alguns pequenos programas que fazem somas, subtrações e multiplicações e retornam esses resultados, você pode partir para operadores lógicos.

Você vai poder comparar valores de entrada, comparar o valor com o outro e dar uma saída. Ao exemplo que eu te falei lá da UF Unidade Federativa, eu poderia ter a entrada é o MG, eu poderia ter uma comparação aqui dentro, e esse valor MG eu colocaria dentro da variável e depois eu compararia essa variável com um conjunto de strings, Minas Gerais, São Paulo. Se minha variável é igual á MG ele vai retornar Minas Gerais, se a minha variável for SP vai retornar São Paulo, aí já entra parte de operadores lógicos que normalmente, provavelmente você vai usar com o comando condicional if e else

Simplificando ao máximo você precisa num segundo momento aprender a fazer essas comparações, eu imagino que nas apostilas de lógica, não sei de qual a linguagem está usando, mais tenha esses comandos aí IF que é sem dúvida mais usados.

Depois disso você chegou a um ponto que você tem vários pequenos programas escritos, eu imagino que você seja uma pessoa organizada e tenha pelo menos separado em arquivos separados ou em pastas em seu computador, pra você ver o seu progresso há medida que você vai criando vai usando novos conceitos e vai adicionando novos conceitos com o passar do tempo. Não precisa querer aprender tudo, estudar a apostila do início ao fim, você vai aprendendo pequenos pedaços, vão ser usados depois com programas mais complexos.

Depois que você já está trabalhando bem operadores lógicos e usando o comando if, tranquilo, aí assim, que isso precisa fazer parte de você mesmo.

Você precisa tá super tranquilo, você vê um problema,e você já sabe que aquilo ali vai ter que ser resolvido com if else ou com o vetor, esse tipo de coisa, depois sim, você pode partir para um comando um pouco avançado que seria comandos de repetição.

Existem vários comandos de repetição, eu coloquei aqui um exemplo que o comando for, você pode começar com o comando for e novamente você pode resolver pequenos problemas que exijam isso.

Imagina que na sua apostila, no seu livro, tem um monte de problemas, muitos comandos que se você focar nesse inicialmente aqui, que eu mostrei vai ficar bem mais tranqüilo pra você ir agregando conhecimento.

Com o passar do tempo então, esse é um roteirinho que eu criei pra quem está começando do zero e tá um pouco perdido, que é muita informação às vezes, chega um caminhão de informação através de cursos, vídeos, apostilas ou livros.

Focar nisso aqui, focar em criar pequenos programas onde tem a entrada de dados, essa entrada de dados vai ser armazenada na memória do seu programa mesmo, através de variáveis ou vetores, então você vai fazer pequenas processamentos usando operadores matemáticos somar, subtrair, dividir e multiplicar, depois você vai começar a fazer é comparações lógicas usando o comando if e depois disso você pode partir para o comando de repetição usando for, tem while também.

É isso aí, se você gostou deste vídeo da um like se tiver qualquer dúvida poste nos comentários e compartilhe com seus amigos e isso ajuda muito o canal a crescer.
Ok, um grande abraço e tchau!

You might also like More from author