22 November 2016

Você é um virgem da programação?

Nesse vídeo eu vou te mostrar como escrever seu primeiro código e deixar de ser um virgem da programação. 🙂

Primeiro, eu quero deixar claro que virgem da programação, é aquela pessoa que fica sonhando em ser um programador, lê livros, assiste vídeos, mas nunca escreveu uma linha de código sequer. Se você se enquadra nessa situação, continue lendo este post que eu vou te dar três passos para você seguir e deixar de ser um virgem da programação hoje mesmo.

O primeiro passo é tomar a decisão que você vai escrever seu primeiro código ainda hoje, se você está no seu celular ou tablet, deixe ele de lado, vai lá no seu computador e siga esse passo a passo que eu vou te mostrar aqui. Eu tenho certeza que vai ser muito simples de você escrever seu primeiro código, e isso vai mudar totalmente a forma como você vê programação.

O segundo passo, é criar um ambiente de programação onde você vai poder escrever o seu código, executar, e ver o resultado final. Aqui, a gente vai usar uma plataforma chamada Codeanywhere. Desta forma você vai conseguir escrever seu código sem ter que instalar nada em seu computador, então através de seu navegador mesmo você vai ter condições de escrever seu primeiro código.

O terceiro e último passo vai ser escrever realmente o código, para isso a gente vai usar uma linguagem de programação chamada PHP. Não sei se você já tem carteira e já sabe dirigir, mas eu quero fazer aqui com você algo parecido com aquela primeira experiência que a gente tem quando a gente senta no banco do motorista e sente o gostinho do que é dirigir. Só que neste caso aqui a gente vai sentir o gostinho do que é programar para você ter uma noção, e quem sabe, se empolgar e querer continuar estudando.

No site do Codeanyehere, que é uma plataforma online que nos possibilita criar servidores remotos, dispõe também de um editor de códigos onde a gente pode criar o nosso código, criar pastas arquivos… isso tudo através do navegador. É uma plataforma bem legal e simples de configurar. Para criar uma conta, basta acompanhar o passo a passo abaixo:

1º Passo:

  • • Acessar https://codeanywhere.com
  • • Clicar no botão “Sign up”
  • • Coloque seu e-mail
  • • Defina uma senha com no mínimo 6 caracteres
  • • Confirma clicando em “Não sou um robô”
  • • Por último, basta clicar em “Registrar”
  • • Irá aparecer uma mensagem de boas vindas: “Welcome to Codeanywhere”.

No final da mensagem e logo abaixo dos botões referentes ao Facebook e Twitter, você verá a seguinte frase: “Or go straight to the editor here” você deve clicar na palavra “Here”.

2º Passo:

Será aberta uma janela onde é possível configurar o servidor, para isso preencha os campos da seguinte maneira:

  • • No campo Name escreva primeiro_codigo
  • • Os próximos dois campos não é necessário mexer
  • • Por último você deve selecionar o PHP na lista de tecnologias.
  • • Para finalizar, clique em Create.
  • • Aguarde um pouco enquanto o servidor é configurado.

Após carregar e configurar tudo, será aberta uma janela onde é disponibilizado o link pelo qual é possível acessar o servidor que você acabou de criar.

O link está localizado abaixo da seguinte frase: “To access an application running on your container use the following link”. Clique neste link.

Abrirá uma nova aba em seu navegador, mas veja que não irá aparecer nenhum arquivo, pois ainda não foi criado nenhum código. Sendo assim, volte ao editor e siga as seguintes instruções. Não feche esta aba.

3º Passo:

Na parte esquerda da tela, clique com o botão direito do mouse em “primeiro_codigo”
Em seguida, clique em Create File, para que seja possível criar um novo arquivo.
Ao abrir uma pequena janela, escreva php. Clique em Ok. Ao criar o arquivo, a plataforma irá abrir o editor de código, para que seja possível escrever o código PHP.

Agora vamos escrever no editor, o primeiro código PHP, eu não vou entrar em detalhes da sintaxe, ou seja, as regras que eu devo seguir para escrever um código PHP.

Sempre que vamos escrever um código PHP, devemos começar usando as tags do PHP:


 //O código PHP deve ser escrito entre estas duas tags.

 ?>

Aqui iremos usar primeiro um comando chamado echo que serve para imprimir na tela um texto qualquer como por exemplo “Olá Mundo!”.

No final de qualquer linha de comando deve-se usar o ponto e vírgula. Nosso código deverá ficar assim:


 echo “Olá Mundo!”;

 ?>

Para salvar clique no disquete presente no canto superior esquerdo da sua tela, logo acima de Default.

Para visualizar acesse a outra aba que foi aberta logo no início deste tutorial e atualize a página. Veja que já apareceu a mensagem do nosso primeiro programa em PHP. Trata-se de um programa bem simples que na verdade, mostra só uma mensagem, mas que possibilita você a saber qual a estrutura de um programa escrito em PHP.

Incrementando o código:

Voltamos ao editor de código e apagamos o mundo, deixando apenas “Olá ”. Ao lado da aspa insira um ponto, que no PHP serve para concatenar conteúdos. Ao lado deste ponto digite o seguinte comando do PHP: $_GET[“nome”] não esquecendo de colocar o ponto e vírgula no final da linha de código. O nosso código deverá ficar assim:


 echo “Olá ” . $_GET[“nome”];

 ?>

Salve o código e volte a aba que nos permite visualizar nosso trabalho.

Se você tentar atualizar a página, verá que apareceu um pequeno erro. Isso ocorre porque o comando $_GET que usamos em nosso código serve para pegar um parâmetro direto da URL. O parâmetro neste caso é o nome, que deve ser digitado direto na URL da seguinte maneira:

No final da URL coloque:

?nome=Harlley

Dê um enter e observe que a mensagem retornada pelo navegador é: Olá Harlley.

Eu espero que você tenha seguido este passo a passo e tenha de fato, escrito seu primeiro código. Como eu disse no início, é muito importante que você escreva o primeiro código para que você tenha uma noção de como funciona.

Espero que você tenha gostado. Grande abraço, até mais.

Bora programar!?

Escrever muito código é definitivamente a única maneira de você se tornar um programador profissional. Pare de se enganar ao achar que apenas assistir vídeos ou ler tutoriais vai levá-lo a algum lugar.