Como a Playcode Nasceu?

Eu acredito que tudo nasce a partir de uma ideia. E as ideias surgem a partir de experiências.

Vou te contar algumas das experiências que tive, que de certa forma se conectaram, e levaram ao nascimento da Playcode. Uma empresa que além de ajudar milhares de pessoas a aprenderem programação de computadores, aprenderem a criar novas tecnologias…

Também permite que eu trabalhe com o que realmente gosto, do conforto da minha casa, sem enfrentar um trânsito infernal todos os dias e ainda podendo ter o privilégio de acompanhar o crescimento da minha filha.

A ideia da Playcode surgiu dentro de um curso online sobre empreendedorismo digital que eu fiz com o Seiiti Arata.

Todo aluno desse curso precisava escolher uma ideia para empreender. Ou seja, transformá-la em um negócio que ajudasse outras pessoas e que também fosse lucrativo.

Como eu não tinha nenhuma ideia naquela época, fui orientado a fazer um exercício para descobrir o que eu fazia bem. Algo que gostava e que outras pessoas sempre pediam para eu fazer.

Me lembrei das aulas e palestras que eu dava em empresas e faculdades de Belo Horizonte. Indo mais a fundo, me lembrei de um treinamento, onde ensinei HTML, CSS e Javascript para uma equipe de designers de uma das maiores empresas de tecnologia da América Latina. Me lembro que eles gostaram e elogiaram muito minha didática.

Então a ideia para empreender no curso do Seiiti Arata estava definida: Criar uma empresa para ensinar programação para não-programadores.

Ensinar programação para pessoas de outras áreas, que poderiam se diferenciar no seu mercado, aprendendo a programar.

Comecei gravando alguns vídeos, que juntos viraram um Minicurso de Introdução à Programação, onde ensino os primeiros passos no mundo da programação, usando várias analogias. Muitas pessoas gostaram do conteúdo, e um dos vídeos já tem mais de 451.300 visualizações.

Transformar uma ideia em uma empresa lucrativa foi um longo processo, anos apanhando muito, e aprendendo muito também. Pensei em desistir no meio do caminho, mas persisti e hoje posso dizer que vivo de meu negócio.

Aqui nesse blog eu vou compartilhar todo o conhecimento que adquiri durante esses 14 anos trabalhando como programador. E também vou compartilhar tudo que aprendi durante esses 4 anos empreendendo para transformar uma ideia em uma empresa lucrativa.

Grande abraço!

Harlley Oliveira | Playcode
Crie o Futuro. Aprenda a Programar!